top of page

If you use Aligner or/and Propel, you must read this!


Welcome to the First Brazilian Orthodontic’s blog! Since 2006. We are pleased to announce that we have nowadays over 3.600 followers, orthodontists from different countries, languages and backgrounds. If your internet browser doesn’t offer the automatically translation mode, please copy and paste this text to the link below and get yourself updated with the most advancement News about Orthodontics, Education and LifeStyle. (https://translate.google.com) ______________________

Com a evolução dos tratamentos ortodônticos com os alinhadores transparentes, novos obstáculos aparecem naturalmente e são gradualmente superados com o tempo. Com o domínio maior dos ortodontistas sobre a técnica e novas tecnologias de softwares e plásticos, atualmente é possível resolver grande parte das más oclusões com uso exclusivo dos alinhadores. Talvez, não sistematicamente, mas sim alguns colegas com experiência apresentam resultados impressionantes. Mas com o avanço apareceu outro problema. Quanto maior a quantidade de movimentação dentária, maior a quantidade de estágios gerados pelos softwares e maior a quantidade de alinhadores para o paciente usar, sendo comum tratamentos com mais de 50 alinhadores somente na primeira fase.

Fato clinico. Nenhum paciente adulto gosta de usar aparelho ortodôntico por mais de 24 meses, seja qual for a cor, tipo, técnica ou marca do aparelho. Se a preferência pelo uso de alinhadores sobre os brackets é quase que unânime pelos pacientes ao inicio do tratamento, após 12 meses, eu diria que muitos pacientes aceitariam usar brackets em algum arco dentário ou quadrantes por um pequeno período para acelerar o tratamento e obter os resultados previstos mais rápido. Por isso minha preferência hoje em dia pelos tratamentos híbridos nos casos complexos (alinhadores com aparelho fixo em algum momento). Mas existe também uma outra alternativa.

Uma solução interessante é lançar mão de ferramentas auxiliares para acelerar a movimentação dentária, sejam elas, fisoterápicas, biológicas ou vibratórias, associadas ao uso dos alinhadores. Não é moda e sim necessidade. Particularmente, vejo respostas mais eficientes nos aceleradores biológicos, como as corticotomias, piezoincisões e micro-perfurações. E sem dúvida, o método Propel é o mais popular por aqui nos Estados Unidos e acredito no mundo todo hoje em dia. A facilidade de execução, podendo ser realizado pelo próprio ortodontista e boa aceitação pelos pacientes proporcionaram um rápido crescimento do método com mais de 1 milhão de casos tratados. A redução no tempo de tratamento pode chegar até 75% mais rápido. A literatura sobre o aumento da velocidade do movimento dentário causado pelo trauma e “turnover” celular é grande, bem aceita e todo ano novos trabalhos são publicados nessa área. Particularmente gosto mais da vantagem “previsibilidade” dos resultados do que da “aceleração" do movimento. Aumentar a performance dos alinhadores em movimentos dentários pouco previsíveis também resulta em melhor eficiência e claro, redução do tempo de tratamento é esperado.

Se além de dentista você for ortodontista, sua capacidade de controle do movimento dentário com o uso do Propel e alinhadores pode ser potencializado com o uso de softwares mais modernos desenvolvidos exclusivamente para ortodontistas. Minha preferência é pelo Software Suresmile/Elemetrix nesse caso. Não somente pela redução do custo na produção, oportunidade de tratamentos híbridos ou ainda colocação dos aparelhos em poucos dias, mas sim pelo CONTROLE TOTAL SOBRE A QUANTIDADE DE MOVIMENTO DENTÁRIO POR ALINHADOR. Seja nos casos onde queremos acelerar ou reduzir a quantidade de movimentação dentária (problemas periodontais), o software permite em poucos segundos simular a quantidade ideal de alinhadores e produzir exatamente a quantidade necessária de movimento com muito mais previsão além de facilitar a visualização dos resultados durante as consultas de ativação, já que é possível ver milimetricamente em números e não em desenhos quais dentes e que tipo de movimento está acontecendo em cada alinhador. Nota-se que toda simulação e final do planejamento pode ser feita num mesmo dia, sem pagar ou esperar o serviço de um técnico.

Outro fator importante que deve ser determinado quando usamos auxiliares aceleradores de tratamento é o período de troca de cada alinhador, cada 2, 3, 5, 10 ou 15 dias? Atenção. Como a troca de fios na ortodontia com aparelho fixo, não existe uma regra, alguns fios podem ser trocados em 15 dias ou depois de 4 meses, depende se o movimento esperado foi obtido ou não. Com os alinhadores o mesmo se aplica. Com um software mais avançado fica fácil controlar clinicamente o tempo entre as trocas dos alinhadores, podendo alternar os períodos com mais previsibilidade. No caso dos aceleradores, sabemos que o efeito pode durar até 6 meses, mas a variabilidade intra-paciente é grande. No Elemetrix com alguns cliques, pode-se escolher dentes passivos, ativos e escolher ancoragem, já que sabemos que no uso do Propel nem sempre aceleramos todos os quadrantes ou todos os dentes ao mesmo tempo. E caso queira scanear e produzir novos alinhadores e instalar rapidamente é possivel também, a qualquer instante.

Você usa fios de diferente calibre no tratamento com aparelho fixo? Sim. A verdade se aplica também para o tratamento com alinhadores. Trabalhar com diversificação de espessuras das placas termoplásticas é uma vantagem clínica importante. Por acaso você usa somente um fio ortodôntico durante todo o tratamento com aparelho fixo? Provavelmente não. Porque então usar somente a placa 0.75 mm durante todo o tratamento e para todos os casos? Seria o mesmo que usar somente o fio 0.016 nitinol durante os dois anos de tratamento com aparelho fixo. Na técnica com os alinhadores, independente da marca, o ortodontista além de controlar a quantidade de movimentação dentária podendo colocar de 0.1 até 1mm de movimento por dente por estágio, pode também utilizar diferentes espessuras de plásticos de 0.2 até 1 mm para acelerar ou reduzir a quantidade de movimento dentário, além dos alicates e elásticos de finalização. Dependendo da resposta da movimentação dentária podemos produzir diferentes alinhadores para um mesmo estágio, melhorando o “tracking” e adaptação do alinhador na boca do paciente e controlar melhor os tipos de movimentos. Lembre-se, estamos falando de Ortodontia, o conceito é o mesmo para os fios ortodônticos, usamos diferentes calibres para obter diferentes tipos de movimento dentário.

Infelizmente por falta de conhecimento, de ferramentas ou treinamento é comum identificarmos ortodontistas fazendo várias fases de refinamento para terminar um caso clínico. Seria como esperar um torque dentário com aquele único fio redondo nitinol. Alguns movimentos jamais irão acontecer. O colega que não calcula o sistema de forças, ancoragem e quantidade de movimento dentário gasta muito tempo na fase de finalização. Nota-se que tratamentos longos é o grande vilão da produtividade de uma clínica ortodôntica, investimento em conhecimento, softwares ou aceleradores, se bem planejado com certeza vai aumentar a lucratividade da sua clínica.

Por fim, outra vantagem do Propel e aceleradores biológicos acredito ser a estabilidade dos movimentos dentários, grande movimentos ortodônticos normalmente estão susceptível a grandes recidivas também, normalmente espera-se melhor contenção e suporte do periodonto de pacientes que foram submetidos a esse protocolo. Aguardamos novos trabalhos para confirmar essa tendência.

Gostaria de atualizar seu conhecimento sobre alinhadores transparentes? Além de Ortodontista Digital somos Professores Digital. Em breve a Orthoi está lançando mais um curso online, uma super produção com imagem e som digital da Insete - "Oportunidade do uso dos Alinhadores Invisíveis na Clínica Ortodôntica". Aguardem!

Suresmile/Elemetrix, Invisalign, Propel, Ormco/Damon, 3M/Unitek são somente marcas de bons produtos, devemos como Ortodontistas oferecer o melhor para nossos pacientes e estarmos cientes da limitação de cada técnica e usarmos com parcimônia cada produto promovendo sempre apenas uma Marca, VOCÊ!

Mais infos sobre Propel no Brasil: https://nextodental.com.br

Mais infos sobre Elemetrix no Brasil: https://elemetrix.com.br

Mais infos sobre Invisalign no Brasil https://invisalign.com.br

Mais infos sobre Orthoi Consulting no Brasil https://orthoi.com

Figura: Simulação do local para micro-perfurações com o software Elemetrix.

Abrazos a todos,

Prof Adriano Marotta Araujo, DDS, MS, PhD


Join our mailing list

Never miss an update

RECENT POSTS

ARCHIVE POSTS

bottom of page