top of page

How Aligners Change Everything




Welcome to the First Brazilian Orthodontic’s blog! Since 2006. We are pleased to announce that we have nowadays over 5.000 followers, orthodontists from different countries, languages and backgrounds. If your internet browser doesn’t offer the automatically translation mode, please copy and paste this text to the link below and get yourself updated with the most advancement News about Orthodontics, Education and LifeStyle. (https://translate.google.com)

______________________

Como os Alinhadores mudam Tudo!

Olá Colegas,

Sabe que um dia desses estava pensando. “Por que será que os alinhadores transparentes estão chamando bastante atenção nos últimos anos?” Não seria somente mais um novo aparelho disponível no mercado? Já tivemos outros momentos na Ortodontia com novos aparelhos, mas me parece que nenhum deles causou tanta repercussão entre os profissionais, clientes e na mídia de maneira geral. Na verdade, o que mais nos fascina não é o aparelho em si, mas todo o processo digital associado a ele. Particularmente isso despertou muito meu interesse anos atrás já que sou obcecado por inovação e tecnologia 🙌🏻.

Se você curte assistir free webinars e se atualizar sem sair de casa, veja uma novidade interessante ao final desse artigo.

O que muda “Everything” na nossa especialidade não é o alinhador propriamente dito sozinho e sim a Ortodontia Digital. Não confundir tratamento ortodôntico digital com alinhadores invisíveis.


Vamos deixar um pouco de lado a paixão pelo convencional e a marca de produto de preferência. Observe como a terapia com esses aparelhos invisíveis é fascinante. Essa técnica se beneficia do todo o processo digital scan/design/plan/print do começo ao fim. E se você quiser, pode delegar todas ou terceirizar algumas etapas do processo. Veja quantas oportunidades temos hoje. O scanner iTero foi desenvolvido para otimizar os tratamentos e funciona muito bem para essa função. Hoje existem softwares super avançados para fazer planejamento e estagiamento como SureSmile. Existem também opções alternativas de softwares como a Ulab System, Arcade, Archform que são plataformas simples com soluções interessantes e até softwares “gratuitos” como BlueSkyPlan. Impressoras 3D em pouco tempo vamos receber de brinde no Walmart. Existem boas opções para todos os bolsos. As grandes empresas continuam evoluindo os sistemas e design dos aparelhos com frequência, alguns inovando na transparência, outros no design e até na entrega do produto, como a ClearCorrect que sabiamente não envia todos os alinhadores ao inicio do tratamento e sim gradualmente já que o refinamento é uma unanimidade em todos os sistemas. Surgiram novas empresas brasileiras como a E-motion Aligners. Mesmo a Invisalign apesar de tudo, segue modernizando o software e investindo bastante em educação.


Existe também o “dark side” dessa história, pois o mesmo aparelho que nos fascina também pode ser oferecido diretamente por consumidor em “Aligners Stores”. Sabemos que vai crescer absurdo o número de lojas de alinhadores por todo mundo, mas sabemos também que tratar má oclusão dentária não é nada fácil, independente da magnitude. Devemos ficar preocupados? Se você é dentista clinico geral sim, se for ortodontista digital não. Mas acredito que não devemos focar muito nesse segmento no momento. Essa forma de serviço vai se restringir a tratamentos exclusivamente com alinhadores e pacientes adultos.


Eu convido a todos a pegar essa onda. Mudar é crescer e viver! Se você é usuário e já oferece para os pacientes, ótimo, experimente outros softwares, outros sistemas ou compre uma impressora 3D, os pacientes adoram, além de aumentar sua lucratividade vai também eliminar de vez o gesso do seu consultório. Se for iniciante, pode usar as empresas tradicionais “full service”, delegando todas as fases e mesmo assim vai curtir bastante a tecnologia e resultados dos tratamentos. Se for um jovem ortodontista, recomendo investir tempo e conhecimento na técnica e mergulhar direto no planejamento digital, produção de alinhadores e tratamentos híbridos. Afinal o que vai diferenciar você ortodontista das lojas de alinhadores é a opção de oferecer tratamentos completos, com brackets e fios ou alinhadores, para adultos e crianças.

Tenho me dedicado intensivamente a terapia com alinhadores e ao mundo digital. Nos últimos doze meses foram 26 palestras e cursos ministrados, infelizmente somente uma delas no Brasil. Mas aqui está a boa noticia. Quer assistir essa palestra? Foi um resumo de todas essas mudanças, com detalhes do inicio da Ortodontia Digital, evolução dos alinhadores transparentes e as novas tendências do futuro. Se você curte assistir free webinars e se atualizar sem sair de casa, vai aproveitar essa oportunidade.


Veja você mesmo, é um webinar turbinado gravado com três cameras em alta definição, projeção em telas Led, em português, sem tradução simultânea ou legendas. No estilo “storytelling” essa apresentação ficou bem elaborada e dinâmica. Fique confortável com seu smartphone, laptop ou SmartTv, faz um café ou pegue um drink, até pipoca por que não 😉.

Aperta o Play e aproveite! 

Grande abraço a todos e Boa semana!

Prof Dr Adriano Marotta Araujo, DDS, MS, PhD

Ps. Se gostar e quiser compartir, aqui está o link dessa palestra que foi gravada no Congresso Lina 2019 em São Paulo www.orthoi.com/digital

Link desse artigo no blog www.orthoi.com/blog

Quem não leu o primeiro artigo do ano “5 Tendências que todos deveriam saber sobre Alinhadores Transparentes” é só clicar aqui  para ter acesso.

Join our mailing list

Never miss an update

RECENT POSTS

ARCHIVE POSTS

bottom of page