top of page

ARE YOU AN MODERN ORTHODONTIST?


Welcome to the First Brazilian Orthodontic’s blog! Since 2006. We are pleased to announce that we have nowadays over 3.000 followers, orthodontists from different countries, languages and backgrounds . If your internet browser doesn’t offer the automatically translation mode, please copy and paste this text to the link below and get yourself updated with the most advancement News about Orthodontics, Education and LifeStyle. (https://translate.google.com)

Nos últimos anos tive a oportunidade de acompanhar a Ortodontia em diferentes países, culturas e mercados, sendo absolutamente enorme a diferença da nossa especialidade entre elas. Em breve, vamos falar mais sobre essa heterogenia ortodôntica global e por que é importante saber que ela existe. Tecnicamente observei algumas características comuns adotados por muitos ortodontistas chegando a conclusão espontânea que os ortodontistas modernos, ou talvez, os mais atualizados tem em comum três procedimentos que fazem a diferença. São elas, a colagem indireta dos brackets, o uso de alinhadores transparentes e planos de tratamentos digital.

Quem achava que os brackets autoligados seria uma das opções se enganou, também fiquei surpreso em ver que muitos excelentes e modernos ortodontistas de diferentes regiões do mundo não são adeptos a esse modelo de acessórios, gerando uma incerteza se o futuro da Ortodontia realmente vai caminhar nessa direção.

Observe que nos três procedimentos acima citados, todos eles têm em comum o uso da tecnologia 3D de imagens e/ou impressão, ficando evidente que o ortodontista do futuro vai ser 100% digital. Em curto espaço de tempo teremos dois tipos de ortodontistas, o digital e o tradicional. Interessante que diferente do que muitos pensam, essas tecnologias não foram adotadas exclusivamente para diminuir o tempo de cadeira clinica ou pela estética do aparelho, mas sim pela oportunidade de obter melhores resultados clínicos com mais precisão e conforto para o ortodontista e pacientes. E mais importante, a oportunidade de simular virtualmente as opções de tratamento, o que nos faz errar menos, finalizar melhor os tratamentos e nos tornar melhores ortodontistas. Com o fácil acesso aos modelos e radiografias digitais e diversos softwares no mercado, simular as formas de tratamento no computador deveria ser um procedimento obrigatório e sistemático para todos os pacientes antes da colocação do primeiro bracket.

Infelizmente muitos colegas usam essas tecnologias como um carro novo valioso, deixam na garagem e usam de vez em quando, o que na verdade deveria ser usado todos os dias em todos os casos.

Não realizar nenhum desses procedimentos hoje no seu consultório ou usá-los esporadicamente não significa que esteja no caminho errado, conheço muitos colegas super atualizados que não incorporaram esses procedimentos e são excelentes ortodontistas, porém, trabalham em dobro, possuem um índice maior de tratamentos longos, não oferece a qualidade de atendimento que gostaria por falta de tempo na agenda e pior, muitos não possuem boa qualidade de vida. Uma analogia do Planejamento Digital com o sistema Global Positions System, conhecido como GPS exemplifica muito bem essa situação. O motorista como sempre chegará ao seu destino, porém sem um GPS a viagem (o tratamento) será mais longa, com custo superior e imprevisível.

Eu recomendo a todos os ortodontistas, caso ainda não estejam trabalhando com colagem indireta, alinhadores transparentes ou simulação digital de tratamentos, que reveja essas oportunidades e comece implementá-las aos poucos na sua clinica. Para àqueles que já trabalham o próximo passo será unificar todas as três tecnologias no mesmo paciente, como tenho praticado ultimamente com sucesso e acredito ser uma opção interessante para o tratamento de pacientes adultos.

Visit our Training Program to know more indirect bonding, aligner design and advanced diagnostic orthoi.com/training


Join our mailing list

Never miss an update

RECENT POSTS

ARCHIVE POSTS

bottom of page