+ortho.i

CONTACT US

Sao Paulo, Brazil

Dallas, USA

Barcelona, Spain

© 2019 by Orthoi Consulting

  • Instagram Social Icon

Can I really change Aligner every 7 days?

 Welcome to the First Brazilian Orthodontic’s blog! Since 2006. We are pleased to announce that we have nowadays over 3.000 followers, orthodontists from different countries, languages and backgrounds. If your internet browser doesn’t offer the automatically translation mode, please copy and paste this text to the link below and get yourself updated with the most advancement News about Orthodontics, Education and LifeStyle. (https://translate.google.com)

 

 


Posso realmente trocar os alinhadores cada 7 dias?

Ou melhor por que deveríamos trocar os alinhadores transparentes com maior freqüência?
O resultado direto da troca dos alinhadores com período mais curto é a redução total do tempo de tratamento. Com a evolução dessa modalidade de terapia, casos clínicos mais complexos também estão sendo tratados com alinhadores, sendo comum tratamento com 50 alinhadores ou mais sem contar a fase de refinamento que com certeza vai acontecer. Usar aparelho ortodôntico seja qual for o tipo por mais de 18 meses não é uma tarefa fácil para nenhuma pessoa, adulto ou adolescente, portanto existe uma exigência social para redução do tempo de tratamento.

Importante deixar claro que a troca dos alinhadores a cada 7 dias, é uma opção do doutor, nenhuma empresa se responsabiliza pela conduta e planejamento do tratamento. Como veremos a seguir, existem diferentes variáveis para consideradar antes do ortodontista definir o protocolo ideal para cada paciente.

O que mudou no sistema de trabalho com Invisalign para justificar uma troca semanal de alinhadores?
Nada. Como esse anuncio não acompanhou nenhuma evolução significativa de tecnologia que justificasse essa decisão, acreditamos que a proporção movimento dentário/tempo é a mesma de sempre, seja com aparelhos fixos ou removíveis, está entre 0.6 e 1.2mm/mês, com pequenas variações encontradas na literatura. Se o índice divulgado pela empresa é de 0.25 mm por alinhador, seria biologicamente possível trocar até 4 alinhadores por mês, o que faz todo sentido e portanto, podemos indicar para todos os pacientes com periodonto saudável a troca semanal do alinhador, certo? Errado.

O padrão de movimentação dentário com alinhador é em média até 0.25mm, 2 graus de rotação ou 1 grau de torque, por estágio. Portanto, após 1 mes com o uso de 4 alinhadores, teriamos movimento dentário total de até 1mm, 8 graus de rotação e 4 graus de torque por mês. Seria possível os alinhadores serem tão eficientes assim em todos os casos? Não. 

Com certeza para movimentos mais previsíveis como movimentos mesio-distal de dentes posteriores ou rotação e proclinação dos dentes anteriores podemos esperar eficiência maior e portanto dependendo da colaboração do paciente, podemos sim trocar os alinhadores cada 7 dias com mais segurança. Alguns movimentos menos previsíveis necessitam um período maior para conseguir o movimento desejado e mesmo assim, se mal planejado alguns movimentos nunca serão obtidos com alinhadores, usando 7 ou 70 dias. Grandes movimentos dentários com alta proporção momento/força, de translação, casos com exodontias ou severa rotação ainda são muito limitados com uso exclusivo de alinhadores termoplásticos e são nesses casos que recomendo tratamentos híbridos associando alinhadores com brackets e fios em algum momento do tratamento.

Veja bem, como a maioria das empresas produtoras de alinhadores não compartilham a quantidade incremental de movimento dentário exata em cada estágio (somente o valor cumulativo de todos os estágios juntos), não podemos com segurança indicar a troca de alinhadores a cada 7 dias para todos os casos. Por exemplo, um  caso clinico com necessidade de extruir 1 mm o dente canino. É comum em alguns estágios do tratamento que a movimentação dentária planejada seja a velocidade máxima, por exemplo de 0.25 mm por estágio, porém no mesmo tratamento, outros estágios podem ser programados com apenas 0.10 mm de extrusão de canino. Infelizmente o ortodontista não tem controle total da movimentação dentária, só o técnico. Trocar um alinhador programado para extruir o canino 0.1 mm após 7 dias me parece normal com 0.4 mm/mês. Trocar semanalmente um alinhador programado para extruir 0.25 mm por estagio, com total 1.0 mm/mês me parece arriscado. Entendeu?

 Essa informação detalhada do movimento dentário o ortodontista não tem acesso. Mesmo em outros softwares que permitem o controle total do movimento dentário por estágios, muitos ortodontistas ficam perdidos pois nunca foram treinados para controlar o movimento dentário sem a presença de brackets e fios. Simplesmente olham o desenho, se o set up final está bom, aprovam o caso sem mesmo questionar a quantidade ou velocidade da movimentação dentária planejada.

Outra variável importante capaz de influenciar a frequência da troca dos alinhadores é a espessura da placa termoplástica transparente. Isso não é nenhuma novidade e sim um conceito básico. Placas “leves” de 0.5 e 06 mm normalmente são mais eficientes para movimentos maiores e podem ser trocadas sistematicamente cada 7 dias, desde que a quantidade de movimento dentário seja respeitada é claro. As placas da empresa Invisalign possuem de padrão para todos os casos clínicos 0.75mm.

Bottom Line:
Eu particularmente, em casos clínicos de complexidade média e baixa, realizo pessoalmente o planejamento digital para confecção dos alinhadores na minha própria clínica com auxílio de impressoras 3D.  Com outros softwares mais avançados também tenho controle total da quantidade de correção e movimentação de todos os dentes, escolhendo quanto e quais dentes serão movimentados ou ancorados por estágios. Se você souber exatamente quantos milímetros e a direção exata do movimento dentário planejado, com certeza poderá indicar a frequência correta da troca de alinhadores para cada paciente de 7, 10 ou 15 dias, sem correr riscos de perder adaptação ou tracking dos alinhadores e ainda evitar refinamentos desnecessários.

To think about it:
Me recordo que alguns colegas comentavam pouco tempo atrás que no futuro toda clinica de ortodontia iria ter um scaner intra-bucal, um software eficiente e uma impressora 3D e portanto apto a fazer os próprios alinhadores, aumentar a lucratividade e ainda eliminar os modelos de gesso. E com a internet o Ortodontista poderia controlar remotamente o próprio consultório ou clinicas satélites, tirar 3 meses de férias ou até morar em outros países. Curiosamente, isso não é o futuro e sim realidade e possível colocar em prática hoje mesmo se você quiser. Sejam Bem-Vindos a +Ortho.i Counsulting "The Next Generation of Orthodontic's Practice “, agora com sede nos Estados Unidos e Brasil, visit orthoi.COM.

"Success occurs when your dreams get bigger than your excuses”

Boa semana a todos,

Dr Adriano Marotta Araujo
Sao Paulo State University - Unesp - Brazil

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POSTS

August 4, 2018

Please reload

ARCHIVE POSTS

Please reload