+ortho.i

CONTACT US

Sao Paulo, Brazil

Dallas, USA

Barcelona, Spain

© 2019 by Orthoi Consulting

  • Instagram Social Icon

3D Printer in Orthodontics. Which one is right for you?

 

 

Welcome to the First Brazilian Orthodontic’s blog! Since 2006. We are pleased to announce that we have nowadays over 3.000 followers, orthodontists from different countries, languages and backgrounds. If your internet browser doesn’t offer the automatically translation mode, please copy and paste this text to the link below and get yourself updated with the most advancement News about Orthodontics, Education and LifeStyle. (https://translate.google.com)
__________________________

 

 


Impressora 3D na Ortodontia. Qual delas é ideal para você?

Estive recentemente no AAO Annual Meeting em San Diego nos Estados Unidos e uma coisa em particular me chamou a atenção, a grande quantidade de expositores e um número maior de ortodontistas que já estão se aventurando com o uso sistemático de impressoras 3D no consultório ortodôntico. Se há poucos anos atrás a bola da vez eram os scaners intra-oral 3D agora chegou a vez das impressoras 3D, completando a outra extremidade do workflow digital na Ortodontia. E melhor ainda, esses produtos sofreram uma incrível redução de preço, há 10 anos o valor de uma boa impressora era U$ 40 mil e hoje por U$4 mil você encontra boas opções no mercado de impressoras para uso em clinicas de pequeno e médio porte.

Mas como o ortodontista pode se beneficiar da Impressora 3D?
Os benefícios são vários, se o scaner 3D eliminou as moldagens com alginato e silicona do consultório de Ortodontia, as impressoras estão eliminado por completo os centenários modelos de gesso. Com os modelos digitais no formato .stl qualquer impressora pode imprimir modelos para confecção de aparelhos ortopédicos, colagem indireta, guias cirurgicos, etc. Outro diferencial importante da impressora é a oportunidade de imprimir modelos para produção de alinhadores transparentes. Seu paciente perdeu a contenção? Imprime o modelo de novo e seu paciente recebrá uma nova contenção em 24 horas sem sair de casa. Sem contar o marketing interno que pode ser muito bem explorado. A impressora 3D é a melhor maneira de materializar a tecnologia e por experiência própria vai encantar até mesmo os clientes mais céticos.

Mas preciso comprar agora uma impressora 3D?
Não necessariamente, ao receber os modelos digitais do centro de documentação odontológica ou exportar os modelos de um software, você pode enviar os arquivos para impressão em empresas especializadas. Alguns centros de documentação mesmo já oferecem essa opção.

E qual impressora é melhor para mim?
A resposta é mais simples do que você imagina e depende de quantos modelos você precisa imprimir por dia. Uma clinica grande produzindo inclusive seus próprios alinhadores por exemplo deverá imprimir em média 10 modelos por dia. Uma impressora para iniciantes, leva 4 horas para imprimir 1 modelo. Impressoras intermediárias, 8 modelos em 4 horas, impressoras grandes, 8 modelos em 40 minutos.  Outros fatores como qualidade, material e definição podem influenciar o tempo de impressão.

E a manutenção de uma impressora 3D?
Como todo equipamento de impressão, essas impressoras precisam de cuidados e trocas constantes de cartuchos para o material resinoso. Como nos scaners intra-oral todo o processo deve ser monitorado pelas auxiliares (staff) da clinica. A cada ano fica mais claro que a principal função do ortodontista será realizar diagnósticos e planejamentos e ficará mais tempo atrás dos computadores, do que sentado na cadeira odontológica.

Insourced or Outsourced?
Fazer os próprios aparelhos ou tercerizar para uma empresa vai depender dos fatores tempo e taxas dos laboratórios no seu país. Por exemplo, na produção de alinhadores transparentes, se você tem tempo, experiência ou o valor cobrado pelas empresas são altos, vale a pena usar um sistema fully insourced. Se a taxa laboratorial não for alta para seu país, talvez seja mais fácil usar a produção fully outsourced. Normalmente cada alinhador fully insourced custa em média de 5-8 dólares. Na Orthoi Dental Studio estamos no meio do caminho e atualmente 50% dos alinhadores já são produzidos na própria clínica e o aumento da lucratividade já foi observado em pouco meses.

Eu preciso de um software de Ortodontia para usar a impressora?
Sim, o software para set up e planejamento em Ortodontia é a peça fundamental que une as duas pontas já existente, o scaner intra-oral com a impressora 3D. Eu recomendo o Elemetrix, novo produto da Suresmile, empresa com maior know-how em softwares para planejamento em Ortodontia, desde 1998. E agora também disponível para o Brasil e América Latina, visite www.elemetrix.com.br para mais informações.

Bottom line

“There are only two options: Make progress or Make excuses” 

1. Se o preço para tercerizar a produção dos alinhadores (Lab fee) é menor do que um terço dos honorários cobrados pelo total do valor do tratamento, o ortodontista pode tercerizar todo serviço de produção (outsource)

2. Se o valor tercerizado da produção do aparelho for caro para seu país e você tem tempo e experiência como ortodontista, deve optar pela produção dos alinhadores na própria clinica. Além de tratar todos os tipos de má oclusões (tratamentos híbridos se necessário), evita tratamentos longos e pode instalar o aparelho no paciente em poucos dias.

O futuro da Ortodontia são os tratamentos híbridos (alinhadores transparentes com brackets e fios em algum momento). Tenho certeza que em pouco tempo todo consultório odontológico terá uma impressora 3D para alguma função. Para todo novo processo existe uma curva de aprendizagem, quanto antes incluir um software para planejamento com impressora 3D no seu consultório, melhor será. Se receber um treinamento adequado e usar o workflow digital correto o retorno do seu investimento acontecerá em menos de 1 ano, além de dar um grande passo na direção do progresso e valorização da sua clínica.

Pense nisso: "A tecnologia deverá ser usada para potencializar o conhecimento dos ortodontistas e não substituí-los"

 

Dr Adriano Araujo, DDS, MS, PhD

Faculty at State of Sao Paulo University

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POSTS

August 4, 2018

Please reload

ARCHIVE POSTS

Please reload