+ortho.i

CONTACT US

Sao Paulo, Brazil

Dallas, USA

Barcelona, Spain

© 2019 by Orthoi Consulting

  • Instagram Social Icon

Haven't You Gone Digital Yet?

Welcome to the First Brazilian Orthodontic’s blog! Since 2006. We are pleased to announce that we have nowadays over 3.000 followers, orthodontists from different countries, languages and backgrounds. If your internet browser doesn’t offer the automatically translation mode, please copy and paste this text to the link below and get yourself updated with the most advancement News about Orthodontics, Education and LifeStyle. (https://translate.google.com)
 

 

AINDA NÃO ESTÁ NA ERA DIGITAL?

Iniciamos agora uma série de artigos exclusivos sobre essa nova era da nossa especialidade, A Ortodontia Digital. Vamos dividir com vocês hoje 5 mudanças importantes que acontecem no consultório ortodôntico após integração do sistema tradicional ao sistema de tratamentos ortodônticos 100% Digital. Lembre-se que o “workflow”, ou seja, fluxo de trabalho digital na Ortodontia depende da tríade, Modelos Digitais, Software de Planejamento e Design de Aparelhos e Impressão 3D. 

1. Make Work Fun Again!

Mudar a rotina de um consultório não é frequente na área odontológica. Acredite se quiser, mas é comum alguns ortodontistas trabalharem exatamente da mesma maneira por vários anos ou até por várias décadas. Sair da zona de conforto para modernizar o consultório também pode gerar insegurança e consumo de tempo e dinheiro, mas uma coisa é certa, trabalhar com a Ortodontia Digital é muito gratificante para o Ortodontista. Um set-up de modelo digital pronto e livre para diagnóstico e modificações é como um quadro branco para um artista, a oportunidade de expressar toda arte e conhecimento adquirido em muitos anos de estudo com um clicar do mouse. Simular tratamentos, ver os resultados e possíveis problemas antes mesmo de colocar o primeiro bracket aumenta e muito a eficiência dos tratamentos e a qualidade dos resultados. Depois de 07 anos fazendo praticamente os mesmos procedimentos, particularmente voltei a ter prazer em trabalhar no consultório e ensinar Ortodontia.

2. Patients Love Digital Technology!

Os pacientes também são amantes da tecnologia e da inovação. Com a Ortodontia Digital não somente o doutor mas os pacientes também ganharam tempo, conforto e precisão. Scaner intra-oral e evitar moldagens com alginato foi uma revolução secular no consultório. Colagem de bracktes virtual e indiretamente são mais precisos e levam poucos minutos. Uso de alinhadores transparentes também colabora bastante com a satisfação dos pacientes. Aumento do controle do ortodontista sobre o tratamento reduz o tempo total de tratamento e proporciona resultados mais estáveis. Sem dúvida é uma relação Win-Win onde todos saem ganhando, inclusive os funcionários, também muito beneficiados com a simplificação de várias etapas do tratamento e visivelmente mais estimulados.

3. High Productivity, Low Overworking

O aumento da produtividade da clínica é perceptível em poucos meses. Se antes o retorno do investimento levava alguns anos, hoje, se bem gerenciada o retorno do capital investido é garantido em menos de 1 ano. Com o aumento do controle no planejamento e procedimentos, os tratamentos longos podem ser previstos e evitados, diminuindo o tempo de cadeira clínica do ortodontista. Tratamentos híbridos também reduz significamente o custo laboratorial e reduz o tempo total de tratamento. O positivo impacto dessa tecnologia com os pacientes, melhora da estrutura e aumento da qualidade dos serviços com funcionários mais motivados fica fácil entender por que aumenta o índice de novos clientes na clínica e também aumenta a conversão de inicio de tratamentos.

4. More is Less

Mais é menos literalmente na estrutura física da clínica e na equipe de funcionários. Com ausência dos modelos de gesso, de pastas com fichas clínicas e radiografias, diminuição de emergências, retornos para ativação do aparelho cada 3 meses, tratamentos mais eficientes e tercerização de vários processos de gestão, hoje, não há mais necessidade de possuir grandes estruturas para clinicas ortodônticas. Vale lembrar que redução de espaço e da equipe também aumenta a produtividade da empresa. 

5. Doctor Have a Better Work-Life Balance

A Ortodontia Digital permite o que muitos achavam impossível, um dentista trabalhar a distância. Agora muitos colegas começam a entender como eu mesmo controlo remotamente a Orthoi Dental Studio no Brasil remotamente há mais de dois anos, inclusive morando em outros países. A Ortodontia Digital é ideal também para gerenciamento de clinicas satélites, já que hoje em dia é comum Ortodontistas possuirem mais de uma clínica. Com uma estrutura modificada e uma equipe bem treinada é possível trabalhar presencialmente dois dias por semana ou ainda tirar dois ou três meses de férias por ano. 

BOTTOM LINE

"If You Want To Change The Fruits, First Change The Roots"

O software é a peça fundamental do fluxo de trabalho digital na Ortodontia, além de comandar as modificações nos planejamentos e design dos aparelhos ele permite exportar os modelos corrigidos para confecção dos alinhadores, guias de colagem indireta e guias cirúrgicos. Os serviços de scanner intra-bucal e impressão dos modelos 3D no Brasil podem ser tercerizados para centros de documentação radiológicos, sendo assim, custo zero de investimento imediato para o Ortodontista. A Ortodontia Digital está acessível para todas as clínicas e para todos os pacientes e melhor ainda, o Planejamento Digital é a melhor ferramenta para os bons ortodontistas se diferenciarem dos ortodontistas poucos estudiosos e dentistas clinico-geral que oferecem tratamentos ortodônticos baratos e de pouca qualidade. Eu particularmente uso e recomendo o software da Suresmile chamado Elemetrix, empresa com 20 anos de tradição e pioneira em captação de imagens e planejamento digital, sem dúvida o produto mais completo disponível e um dos poucos na indústria que foi desenvolvido por Ortodontistas exclusivamente para Ortodontistas. Realmente é um software que impressiona até os ortodontistas e pacientes mais céticos, agora disponível também para o Brasil www.elemetrix.com.br. Em breve vamos falar um pouco mais sobre os modelos digitais e entender melhor a porta de entrada dessa nova Era da Ortodontia Digital.

 

Dr Adriano Marotta Araujo, DDS, PhD

State of Sao Paulo University - UNESP Brazil

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POSTS

August 4, 2018

Please reload

ARCHIVE POSTS

Please reload