+ortho.i

CONTACT US

Sao Paulo, Brazil

Dallas, USA

Barcelona, Spain

© 2019 by Orthoi Consulting

  • Instagram Social Icon

Clear Aligners - A great approach to correct dental arch asymmetries

 

Welcome to the First Brazilian Orthodontic’s blog! Since 2006. We are pleased to announce that we have nowadays over 3.600 followers, orthodontists from different countries, languages and backgrounds. If your internet browser doesn’t offer the automatically translation mode, please copy and paste this text to the link below and get yourself updated with the most advancement News about Orthodontics, Education and LifeStyle. (https://translate.google.com)
______________________

Alinhadores Transparentes - Uma boa abordagem para correção de assimetrias do arco dentário!

Uma importante característica dos alinhadores transparentes é a habilidade de limitar e controlar com precisão a quantidade dos movimentos dentários durante um tratamento ortodôntico. Quando usamos o sistema de brackets e fios causamos diferentes binários individualmente para cada dente, querendo ou não os efeitos “colaterais” estarão sempre presente. Uma maneira de controlar esses efeitos secundários indesejados é aumentar a ancoragem ou gerar binários opostos colocando o sistema todo em equilíbrio, nem sempre uma tarefa fácil para quem trabalha exclusivamente com arcos contínuos.

A técnica do Arco Segmentado preconizada por Charles Burstone no século passado exemplifica bem esse conceito de correção do arco dentário separados por segmentos. Interessante observar a relação dessa técnica teoricamente complexa com o uso dos alinhadores transparentes, teoricamente uma técnica simples, mas acredite se quiser, tem tudo a ver. Quem domina bem o uso da biomecânica na Ortodontia vai entender perfeitamente o que estou dizendo, me refiro no conceito de pensar nas áreas de aplicação de forças sempre com unidades ativas e reativas. Esse conceito básico é fundamental para solução de problemas complexos, principalmente nos casos de grande movimentação dentária, exodontias ou casos com assimetrias moderadas e complexas.

Os alinhadores são indicados com boa performance para tratamentos de assimetrias moderadas onde um segmento ou quadrante está correto (ou próximo do ideal) e o outro apresenta uma má oclusão. Como o mecanismo de ação natural dos alinhadores é diferente dos brackets e fios (não desejamos movimentar todos os dentes ao mesmo tempo, precisamos sempre dentes de ancoragem para retenção da placa), o útil encontra-se com o agradável e conseguimos planejar e manter com precisão o segmento “ideal” passivo e ativar e controlar a movimentação dentária no segmento ativo, ambos simultaneamente. Outra característica peculiar no planejamento de casos assimétricos é a necessidade de controle do perímetro e forma dos arcos dentários. Bingo! Os alinhadores são excelentes para pequenos movimentos dentários e melhor do que isso, sua inter-relação com os softwares permite ao ortodontista fazer um oclusograma virtual com grande precisão se beneficiando de informações antes de difícil acesso, como as discrepâncias de Bolton, distâncias transversais e tamanho dos elementos dentários, hoje disponível em segundos no clicar de um mouse.

Veja alguns exemplos clínicos onde o uso dos alinhadores são bem indicados. Casos com má oclusão de Classe II subdivisão é um exemplo claro, onde podemos trabalhar bem os conceitos dos segmentos ativos e passivos em equilíbrio durante o tratamento. Também casos clínicos com má oclusão pseudo Classe III onde o controle dos caninos e incisivos inferiores são fundamentais para solução do problema. Também em situações clínicas onde os arcos dentários precisam ser coordenados transversalmente com correção da linha média ou ainda em casos com perda do suporte periodontal. Lembre-se de algumas das regras básicas para boa estabilidade dos alinhadores, como evitar o movimento dos dentes canino e primeiro molares simultaneamente no mesmo quadrante, mínimo de três dentes grandes passivos como ancoragem no arco dentário, respeitar os limites transversal durante a expansão e cuidado com o uso prolongado de elásticos inter-maxilares.

Como toda moeda tem dois lados, da mesma maneira que os alinhadores permitem um melhor controle dentário para o tratamento de assimetrias, essa técnica exige do ortodontista um maior conhecimento e experiência na biomecânica dos movimentos, já que não existem alinhadores pré-programados com prescrição de Roth, Andrews ou MBT para seguir. A definição de todas as fases do planejamento e velocidade de movimento dentário por estágios é dever do ortodontista, não de um técnico e essencial para conseguir reproduzir na boca do paciente os movimentos planejados na tela do computador.

Planejar tratamentos ortodônticos com alinhadores é muito diferente do que planejar com aparelhos fixos e infelizmente existe um "gap" na educação do ortodontista com relação ao uso dos alinhadores transparentes. Talvez, pela escassez de professores dedicados a técnica (lembre-se, existe uma diferença enorme entre palestrante e professor), pela pouca literatura disponível e pesquisas publicadas, ou ainda pela falta de preparo das empresas em ensinar novas tecnologias e preocupados mais em quantidade do que em qualidade. Enfim, diversos são os fatores que limitam a propagação da técnica na velocidade que gostaríamos, mas com certeza a evolução é visível e estamos melhores a cada dia. 

Importante ressaltar que NÃO precisamos dos melhores alinhadores para tratar todos os casos clínicos, mas SIM precisamos do melhor planejamento para tratar todos os casos clínicos.

Fico impressionado em ver como naturalmente a minha forma de trabalho evoluiu nos últimos anos, do aparelho lingual para o Invisalign e agora para os tratamentos híbridos com planejamento virtual e alinhadores em praticamente todos os casos. Minha preferência de software é o Elemetrix, o software de planejamento e design de aparelhos mais evoluído do mercado, sem dúvida nenhuma. Curioso e que fique claro, o Elemetrix não é concorrente do Invisalign ou outras marcas de alinhadores, na verdade o Elemetrix é um software, uma outra categoria de produto, onde o design de alinhadores é apenas um dos serviços oferecidos. Para mais informações visite a página www.elemetrix.com.br

A filosofia da Ortodontia Digital quando bem empregada com o Elemetrix é capaz de mudar a forma de trabalhar do ortodontista para sempre disponibilizando planejamento de alto nível a todos os pacientes independente da técnica, idade ou má oclusão. Com certeza vai modernizar seu consultório e aumentar a produtividade de maneira significante em poucos meses. A Ortodontia Digital é o futuro da Ortodontia e melhor de tudo, oferece mobilidade e controle absoluto para o Ortodontista que pode trabalhar remotamente e aumentar consideravelmente a qualidade de vida e lucratividade.

Devemos usar a tecnologia para evoluir e a pesquisa para nos guiar, sempre. Not moving? Maybe you should! O futuro da nossa especialidade é espetacular! Seja um Ortodontista Digital!

Para mais informações sobre A Próxima Geração de Consultórios de Ortodontia e Como se tornar um Ortodontista Digital, visite nossa página da Orthoi Consulting www.orthoi.com com sedes no Brasil e agora nos Estados Unidos. 

Grande abraço a todos,

Dr Adriano Marotta Araujo, PhD

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POSTS

August 4, 2018

Please reload

ARCHIVE POSTS

Please reload