+ortho.i

CONTACT US

Sao Paulo, Brazil

Dallas, USA

Barcelona, Spain

© 2019 by Orthoi Consulting

  • Instagram Social Icon

Aligners. The beginning of a New Era!

 

Welcome to the First Brazilian Orthodontic’s blog! Since 2006. We are pleased to announce that we have nowadays over 4.000 followers, orthodontists from different countries, languages and backgrounds. If your internet browser doesn’t offer the automatically translation mode, please copy and paste this text to the link below and get yourself updated with the most advancement News about Orthodontics, Education and LifeStyle. (https://translate.google.com)
______________________

O uso de placas termoplásticas para movimentação dentária não é nada novo e todos devem concordar que a popularização desse aparelho ortodôntico aconteceu concomitante ao crescimento da empresa Invisalign. Podemos até dizer que os últimos 20 anos foi a “Era dos Alinhadores Invisalign”, uma fase importante para especialidade pois com a modernização do sistema de tratamentos ano após ano a empresa mostrou possuir um produto eficiente, com milhões de tratamentos realizados, dominou noventa porcento do mercado e se consolidou com a marca a ser lembrada quando o assunto é alinhador transparente. O fluxo de trabalho digital, scan, design e print é oferecido em um pacote fechado e não tem como ser diferente, duas décadas atrás as tecnologias de scanner intra-oral, softwares e impressoras 3D não estavam tão evoluídos como hoje. O sistema se apresentou tão conveniente que atualmente quase 50% da produção dos alinhadores da Invisalign são solicitados por dentistas clínicos gerais, não especialistas, e atualmente várias empresas já oferecem esse serviço diretamente ao consumidor com lojas de alinhadores. Ao final do ano 2017, dezenas de patentes da Align Technology, empresa mantenedora da Invisalign foram vencidas e nesse ano de 2018, praticamente todas grandes empresas da indústria ortodôntica mundial já lançaram produtos similares. Agora é fato, “A Era dos Alinhadores Invisalign” acabou e o domínio predominante do mercado também vai acabar, pelo menos para os ortodontistas, e veremos a seguir o porque estamos iniciando uma Nova Era. 

Iniciamos agora uma Nova Era dos tratamentos com alinhadores transparentes na Ortodontia. E deverá ficar conhecida como “A Era Pós Invisalign” tamanho foi a importância e influência desse empresa nessa técnica ortodôntica particularmente. Produtos desenvolvidos 20 anos atrás, não necessariamente seriam desenvolvidos da mesma maneira se fossem lançados hoje. Usar o sistema de produção “full service”, ou seja, a tercerização por completa da produção de alinhadores transparentes para todos os casos hoje só faz sentido para dentistas clínicos gerais, ou seja, não ortodontistas. Atualmente possuímos tecnologia e conhecimento para produzir os próprios alinhadores ou pelos menos parte do processo em excelente nível com resultados tão eficientes como qualquer outro sistema full service disponível no mercado e por um custo bem inferior. Essa nova fase de tratamentos com alinhadores transparentes não se resume somente ao quesito “produção do aparelho” mas também ao fator “Tratamento”. Normalmente novas tecnologias são super estimadas e muitas vezes procuramos solucionar todos os problemas existentes com ela, chegando a cegar muitos colegas, que adotam a nova tecnologia com uma religião e a usam a qualquer custo sem saber exatamente o porque e os riscos que estão sendo submetidos inerentes a ela.

Corrigir sistematicamente todas más oclusões esqueléticas e dentárias exclusivamente com alinhadores e atingir excelente nível de resultados é utopia. Sim, o sistema de tratamentos com alinhadores evoluiu uma enormidade e sim alguns colegas alcançam resultados impressionantes, mas são esporádicos e com validade externa praticamente nula, já que poucos trabalhos cientificamente randomizados comprovam o controle de todos os tipos de movimentação dentária em igualdade com outros tipos de aparelhos ortodônticos. Vamos fazer uma analogia com outro produto igualmente inovador, o iPad, tablet da Apple. Esse produto passa por situação semelhante a dos alinhadores transparentes. Com o iPad, acreditava-se que em pouco tempo os tablets iriam dominar todo o mercado, inclusive substituir os notebooks, livros, revistas, cadernos escolares, o que não aconteceu, os computadores portáteis e demais produtos continuam no mercado normalmente e os tablets atualmente possuem um nicho bem específico de uso. Confesso que também comprei um tablet mas uso muito menos do que imaginava até porque outros aparelhos continuam mais eficientes e funcionais do que os tablets. Na Ortodontia essa história se repete, perdão desiludir os fãs dos alinhadores, eu mesmo sou um deles, mas os aparelhos fixos com brackets e fios ainda são acessórios fundamentais para a prática moderna de tratamentos ortodônticos e ainda vai permanecer nos nossos consultórios por um bom tempo.

Como aconteceu com o tablet, eu particularmente não uso mais o serviço “full service” para todos os pacientes, afinal sou ortodontista, investi vinte anos nessa área, uso o melhor software para planejamento digital e design de alinhadores, temos duas impressoras 3D e por isso mesmo já há alguns anos ofereço um sistema híbrido de tratamentos e venho associando o uso do aparelho fixo com o uso de alinhadores em todos tratamentos em adultos. O aumento da produtividade e lucratividade do consultório é grande além de obter melhores resultados e diminuir o tempo total de tratamento. Incrível que pareça, mas hoje um dia, um ortodontista que trabalha somente com o sistema de alinhadores “full service” tipo Invisalign, por exemplo, é um profissional desatualizado. Colegas, estamos em 2018 e não mais em 1998.

Veja abaixo essa Video-Dica de 1 minuto “Os alinhadores são o futuro da Ortodontia?” Visite a página www.orthoi.com/digital . Uma nova video-dica sobre alinhadores será publicada toda semana.

Seja Bem-vindo "A Nova Era dos Tratamentos com Alinhadores”. Uma nova fase onde os ortodontistas agora possuem controle total sobre os tratamentos ortodônticos com essa modalidade de aparelhos. Podemos: realizar o planejamento digital sem ajuda de técnicos, oferecer os alinhadores a pacientes de qualquer idade, instalar o aparelho em poucos dias, combinar com diferentes técnicas e aparelhos fixos e obter resultados excelentes, controlar a velocidade da movimentação dentária e ativação dos alinhadores, usar o serviço “full service” e terceirizar toda a produção ou podemos fazer a produção por completo no consultório ou ainda terceirizar somente parte do serviço, também podemos oferecer para todos os pacientes, independe da condição financeira, podemos trabalhar com diferentes empresas e laboratórios, enfim, um grande passo para a técnica e para nossa especialidade.

Aproveito a oportunidade que estamos falando sobre o assunto e recomendo a todos o meu novo curso online de Educação Digital,  que será lançado inicio de Agosto, o tema não poderia ser diferente “Oportunidade do uso de Alinhadores na Ortodontia Digital” abordando do básico ao invisalign até os modernos tratamentos digitais híbridos. Em breve no portal www.insete.com.br

E claro você pode revolucionar seu consultório de verdade e se tornar um Ortodontista Digital por completo, na produção de alinhadores, colagem indireta a planejamentos virtual com o melhor software do mercado, SureSmile/Elemetrix, visite a página www.elemetrix.com.br. ATENÇÃO: No mês de julho a Orthoi Consulting está credenciando novos doutores ainda com o preço antigo, infelizmente com o aumento do dólar em breve o investimento será reajustado. Vale a pena conferir nunca foi tão simples se tornar um Ortodontista Digital no Brasil.

Ainda gostaria de saber mais sobre Ortodontia Digital com o Elemetrix? Use o cupom OC100 e faça o módulo online “Seja um Ortodontista Digital” no Insete gratuitamente, clique aqui! (válido somente até o final de Julho).

Abrazos a todos e até breve com novos posts sobre Ortodontia Digital.

Att,

Dr Adriano Marotta Araujo, PhD

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POSTS

August 4, 2018

Please reload

ARCHIVE POSTS

Please reload