top of page

5 Trends Everyone Should Know About Clear Aligners


Welcome to the First Brazilian Orthodontic’s blog! Since 2006. We are pleased to announce that we have nowadays over 5.000 followers, orthodontists from different countries, languages and backgrounds. If your internet browser doesn’t offer the automatically translation mode, please copy and paste this text to the link below and get yourself updated with the most advancement News about Orthodontics, Education and LifeStyle. (https://translate.google.com)

______________________

5 Tendências que todos deveriam saber sobre Alinhadores Transparentes

Olá Colegas,

Com certeza o alinhador ortodôntico veio para ficar, não somente pelas inerentes vantagens oferecidas por esse aparelho, mas principalmente pela grande integração do sistema de tratamento com as plataformas digitais. Estamos iniciando uma nova década, completando assim praticamente +20 anos dessa técnica.

Particularmente fico a vontade para escrever esse artigo, não somente pelos 20 anos de experiência clínica, mas por morar e trabalhar recentemente nos três países onde essa técnica é amplamente utilizada e possui os maiores mercados do mundo dessa modalidade, Estados Unidos, Espanha e Brasil.

Com o advento da internet e mídias digitais a informação hoje é instantânea, o que é fantástico, mas ao mesmo tempo “duvidoso” pois nem sempre o que recebemos é estritamente verdade. A força do marketing e palestrantes formadores de opinião que faz tempo não executam o papel de professores e sim de “vendedores” na verdade criaram uma grande bolha, impossibilitando os colegas de ver diferentes perspectivas e criar suas próprias opiniões. O que veremos a seguir são alguns fatos interessantes sobre o tratamento com alinhadores, não é uma verdade absoluta, mas sim fortes tendências que vem se consolidando em várias partes do mundo.

#1 IDENTIFICAÇÃO - Os aparelhos da empresa “Invisalign” são sem dúvida sinônimos do produto, como Gillete, Bombril, Leite Moça e ainda deve ser reconhecido por alguns anos. Mas esse reconhecimento está perdendo força a cada dia que passa, um exemplo disso é o grande aumento da palavra-chave “clear aligners” ou “alinhadores transparentes” como referência na busca e pesquisas na internet, já superior a qualquer marca de aparelho. E faz sentido, entre os doutores essa mudança já é unanimidade. Os ortodontistas agora usam a palavra “alinhadores” para identificar o aparelho o que também está naturalmente influenciando pacientes e comunidade leiga.

#2 NOVA GERAÇÃO - Acontece fato semelhante com o Facebook. Hoje já existe uma nova geração de adolescentes que não usam a plataforma social do Facebook para interagir com amigos e familiares . É comum encontrar jovens com 15 anos que nunca usaram o Facebook e provavelmente nunca irão usar. Eu mesmo já parei de usar o Facebook há dois anos também. Na especialidade de Ortodontia está acontecendo o mesmo, já existem vários colegas que trabalham com alinhadores, porém nunca usaram as marcas tradicionais. Usam os alinhadores de maneira inteligente, produzindo os próprios aparelhos ou usando empresas locais com melhor custo-benefício e suporte.

#3 APARELHO FIXO - Sim, o crescimento da popularidade da técnica dos alinhadores é uma verdade, assim como a quantidade de novos adeptos principalmente nos países em desenvolvimento. Mas não podemos generalizar, atualmente uma minúscula parcela da população de ortodontistas possui uma porcentagem maior de 30% dos casos novos iniciados com alinhadores. O aparelho fixo ortodôntico é disparado o aparelho mais utilizado nas clinicas de Ortodontia de todo o mundo. Também vejo com frequência depoimentos de pacientes jovens que ainda preferem usar o aparelho fixo metálico tradicional (minha filha de 12 anos e amigas que vivem em área nobre do Texas é um exemplo claro, aparelho ortodôntico tem que ser fixo e visível).

#4 VERSATILIDADE - Desde Novembro de 2018 com a queda de várias patentes, hoje existem centenas de empresas comercializando os alinhadores transparentes, muitas delas com sistemas até superiores em alguns quesitos quando comparado aos sistemas das grandes empresas. A versatilidade de novos softwares disponíveis no mercado também ampliou bastante o controle do ortodontista no planejamento e produção “in-house” dos alinhadores. Esta ficando raro achar um ortodontista moderno que trabalha exclusivamente com um sistema ou uma marca de alinhadores. Tendência essa normal, com o aparelho fixo é comum o profissional trabalhar com diferentes marcas de acessórios e fios, com os alinhadores o mesmo está acontecendo, diferentes softwares, diferentes placas, sistemas, etc.

#5 EFICÁCIA - Sim, é possível tratar 99% dos casos com alinhadores, levando em conta que o paciente vai usar uma quantidade grande de placas, usar o aparelho por um longo período ou investir em aceleradores duvidosos e passar por vários refinamentos para obter uma finalização adequada. Mas isso não significa que o aparelho seja eficiente. Se existe +7 milhões de tratamentos realizados, provavelmente existem 20 milhões pedidos de refinamentos também. Os trabalhos científicos confirmam em média acurácia de 50-86% dos movimentos dentários planejados. Verdade seja dita, alguns movimentos são bem previsíveis, porém outros movimentos são raramente obtidos com os alinhadores. Se realmente essa técnica ortodôntica fosse eficiente, por que seria necessário refinar quase todos os casos ao final do tratamento? Mesmo os grandes experts da técnica de alinhadores confessam que o refinamento é uma prática comum nos próprios consultórios. Tratamento híbrido (alinhadores combinado com aparelho fixo) faz total sentido sendo uma tendência cada vez mais forte e comum nos consultórios de especialistas.

Tecnicamente falando, fico contente em ver a direção que essa grande onda tecnológica está levando a Ortodontia. Não existe um super alinhador e muito menos um super sistema ou melhor aparelho do mundo. Continuar usando os alinhadores transparentes como usamos nos últimos 20 anos é inadmissível para um ortodontista moderno e atualizado. Talvez possa fazer sentido para dentistas clínicos gerais. A ciência e a educação estão desmistificando a técnica dos alinhadores transparentes. Nessa nova década muitos ortodontistas já estão vacinados e cientes que existe um novo caminho a seguir, produtos novos, mais modernos e que devemos usar os alinhadores de forma inteligente, unindo a capacidade do diagnóstico digital com o controle adequado do planejamento virtual com aparelhos apropriados para cada má oclusão.

A união da Ortodontia convencional com a digital me faz ter certeza que estamos vivenciando somente o topo da pirâmide da técnica dos alinhadores transparentes e grandes melhorias ainda estão por vir. Acredite se quiser, as mudanças na nossa especialidade nem começaram, o estilo de vida e modelo de negócios do ortodontista ainda vai mudar por completo e para melhor!

Grande abraço a todos,

Prof Adriano Marotta Araujo, DDS, MS, PhD Orthoi Consulting


Join our mailing list

Never miss an update

RECENT POSTS

ARCHIVE POSTS

bottom of page