+ortho.i

CONTACT US

Sao Paulo, Brazil

Dallas, USA

Barcelona, Spain

© 2019 by Orthoi Consulting

  • Instagram Social Icon

CLEAR ALIGNER IN ORTHODONTICS

 

Welcome to the First Brazilian Orthodontic’s blog! Since 2006. We are pleased to announce that we have nowadays over 3.000 followers, orthodontists from different countries, languages and backgrounds . If your internet browser doesn’t offer the automatically translation mode, please copy and paste this text to the link below and get yourself updated with the most advancement News about Orthodontics, Education and LifeStyle. (https://translate.google.com)

 

Alinhadores invisíveis são placas termoplásticas usadas na Ortodontia para ancoragem, movimentação dentária e contenção da forma dos arcos dentários. Somente por esta definição podemos observar a amplitude de oportunidades de tratamentos com essa técnica ortodôntica. É possível realizar tratamentos completos com alinhadores invisíveis ou ainda realizar tratamentos híbridos associando-se alinhadores com outras técnicas ortodônticas. Por sinal, esta opção de tratamentos híbridos com alinhadores, brackets e fios são de minha preferência atualmente no tratamento de pacientes adultos.

Como foi na técnica lingual, o fator tecnologia tem grande influência no desenvolvimento do aparelho, sendo hoje em dia, 100% da produção dos alinhadores modernos dependente de softwares, impressoras 3D, internet, material das placas, etc. Ainda nos mesmos passos da técnica lingual, você pode terceirizar a realização dos set-up digital e produção do aparelho ou fazer você mesmo no consultório seus próprios alinhadores. Também é invisível, vamos lá, praticamente invisível, mas com uma grande diferença, o alinhador é removível. O que pode ser uma vantagem para muitos nos quesitos alimentação, fonação e higienização, mas também pode ser considerado por outros uma desvantagem pois depende da colaboração do paciente no uso do aparelho.

Como muitos colegas sabem, fui um dos pioneiros na América do Sul nos tratamentos ortodônticos com a técnica Lingual 3D individualizada por computador e trabalhei com essa técnica por quase 10 anos ministrando palestras no Brasil e exterior, sendo por muitos anos a técnica de eleição no meu consultório para os pacientes que exigiam a Ortodontia Invisível. A técnica lingual é brilhante, talvez uma das técnicas mais belas da Ortodontia e até hoje eu admiro muitos as pessoas que trabalham com ela. E o principal motivo da minha migração para o uso dos alinhadores invisíveis foi exclusivamente a impossibilidade de sistematizar um consultório com essa técnica. 

Há dois anos controlo minha clinica remotamente, neste período, trabalhando e vivendo ora no Brasil ora na Europa ora nos Estados Unidos. O processo de planejamento e execução dos tratamentos adultos com alinhadores invisíveis caiu como uma luva para gestão e modernização da minha forma de trabalho e qualidade de vida. Atualmente a Ortodontia Invisível da Orthoi Dental Studio esta basicamente restrita ao uso de alinhadores invisíveis. Aparelho fixo com brackets estéticos (transparentes) já não uso há muitos anos, e atualmente com a diminuição constante dos custos para produção dos alinhadores invisíveis, dos acessórios e laboratório da técnica lingual, não faz sentido algum usar esse tipo de aparelho no meu ponto de vista, além de ser comprovadamente inferior quando comparado aos brackets metálicos.

Atualmente uso os alinhadores (com diferentes propósitos) em quase todos os tratamentos de pacientes adultos, não somente pela peculiaridade estética e invisível (confesso que nem lembro dessa vantagem quando estou planejando ou fazendo uma primeira consulta) mas sim por outras inúmeras vantagens que essa técnica oferece. Inclusive em breve vou dividir também esse conhecimento todo com vocês. Alinhadores é o tema do meu próximo curso online de Ortodontia que será lançado no portal Insete de cursos de EAD em 2017.

 Lembre-se que os alinhadores invisíveis não se resume a Invisalign, Clear ou Smart Aligner, ou qualquer outra empresa da área. Estas são apenas empresas colaboradoras da nossa prática ortodôntica. Os alinhadores são apenas o meio pelo qual escolhemos movimentar os dentes. Uma definição da palavra TÉCNICA que aprecio “é o conjunto de procedimentos ligados a uma arte ou ciência “, simples assim, ficando claro que a Ortodontia é uma ciência, é uma arte e os aparelhos são apenas instrumentos que capacitam o ser humano a transformar magicamente o conhecimento e experiência em sorrisos, alegria e bem estar. 

Recomendo a todos considerar a oportunidade de tratamentos com os alinhadores invisíveis. Como em qualquer outra técnica, do Arco Segmentado, Bioprogessiva, acessórios Autoligados, você vai passar por uma curva de aprendizado difícil no inicio, mas em breve desfrutarás de todas as vantagens. Também acredito que o uso dos alinhadores vai ajudar muitos colegas apreciar e migrar de vez para a prática da Ortodontia Moderna 3D, que já é um caminho sem volta. Como sempre, nenhuma nova tecnologia precisa ser adotada na sua totalidade, deve ser implementada aos poucos e com certeza nós professores, estaremos sempre por perto ou a distância :-) para te ajudar.

Alinhador Invisível é o futuro da Ortodontia? Não. Alinhador invisível é o presente da Ortodontia. O futuro da Ortodontia, eu escreverei em breve! Nos acompanhe por aqui em 2017, muitas novidades, Blog, Livro e novo website internacional de Consultoria e Treinamentos. Como eu mesmo já citei diversas vezes, a Ortodontia nunca mudou tanto como nesses últimos 15 anos, momento sempre divisor de águas para os grandes pensadores e empreendedores, fiquem atento.

 

Visit orthoi.COM to know more about THE NEXT GENERATION OF ORTHODONTIC'S PRACTICE

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POSTS

August 4, 2018

Please reload

ARCHIVE POSTS

Please reload