+ortho.i

CONTACT US

Sao Paulo, Brazil

Dallas, USA

Barcelona, Spain

© 2019 by Orthoi Consulting

  • Instagram Social Icon

Digital Study Model - The beginning of everything

If your internet browser doesn’t offer the automatically translation mode, please copy and paste this text to the link below and get yourself updated with the most advancement News about Orthodontics, Education and LifeStyle. (https://translate.google.com)

 

 



MODELOS DE ESTUDO DIGITAIS - O COMEÇO DE TUDO

A materialização dos modelos dos arcos dentários em gesso no século passado foi uma tacada de gênio, não somente permitiu o ortodontista fazer o diagnóstico do paciente sem a presença do mesmo, assim como confeccionar aparelhos e servir como referência para milhares de estudos científicos. Poucas são as especialidades que possuem um material de diagnóstico tão rico como a Ortodontia, com modelos, radiografias, cefalometrias, tomografias, fotografias, videos, etc. Recentemente, os modelos ortodônticos voltaram a revolucionar a nossa especialidade agora com a versão digital dos próprios.

Eliminar as moldagens dos arcos dentários na boca do paciente, impactou positivamente o consultório de tal maneira como não se via desde os fios de nitinol ou colagem indireta dos bracktes. Todo mundo sai ganhando, doutores, pacientes e funcionários. O ator principal nesse caso foi o scaner intra-oral ou de mesa, instrumentos de captação de imagens e geradores dos modelos terapêuticos no formato digital “.stl" (abreviação de stereolithografia). 

Como toda inovação tem um período de maturação, os modelos digitais levaram mais de 10 anos para realmente serem adotados sistematicamente em todos os casos com real vantagem para o ortodontista. Com a evolução dos softwares de planejamento hoje podemos fazer (ou tercerizar) o set-up dos modelos para movimentação dentária em 3 dimensões. Porém, alguns anos atrás os modelos digitais eram nada mais do que uma versão virtual do modelo do gesso no computador com poucas ferramentas como réguas e diferentes formas de visualização, nada muito diferente do que se podia fazer segurando os modelos com as próprias mãos. Talvez na década passada a única vantagem de usar os modelos digitais seria economizar espaço físico na estrutura dos consultórios já que os modelos são armazenados no computador e não mais em caixas de papelão dentro de intermináveis armários. Era comum ver clínicas com grandes ambientes exclusivos para armazenar os modelos de estudo dos pacientes. Infelizmente até hoje em clínicas novas, muitos ortodontistas ainda incluem na arquitetura do projeto, ambientes para armazenar os modelos, seria como construir um estábulo para cavalos em sua casa, em tempos onde andamos de carro ou avião para transporte.

Outro obstáculo importante superado foi a necessidade do próprio ortodontista fazer o set-up digital. Além de comprar o software, o ortodontista tinha que possuir boa habilidade com computador e tempo para recortar digitalmente dente por dente, ironicamente não muito diferente do trabalho de recortar os modelos de gesso para simular tratamentos. A boa noticia é que hoje você não precisa pagar milhares de reais para isso, atualmente existem empresas que enviam online o modelo digital pronto para trabalhar e planejar por poucos reais, o que qualquer nível de paciente pode pagar sem problemas.

Além de economizar espaço no seu consultório, poderá economizar muito tempo! A moldagem nunca foi um procedimento agradável seja qual for a idade do paciente. Quem trabalha com criança frequentemente sabe que a moldagem com alginato é um pesadelo e pode consumir 30 minutos ou mais na agenda. Com a ausência da fase laboratorial para preparação do modelo de gesso, os funcionários agora possuem mais tempo para se dedicar com outras funções, já que enviar modelos para impressoras 3D levam poucos minutos. Outra vantagem é a reprodução dos modelos digitais. Seu paciente perdeu o aparelho de contenção?  Não se preocupe em agendar nova consulta, moldar novamente, enviar para o laboratório, etc. Como ja possui o modelo final em arquivo digital é só imprimir novamente e fazer nova contenção sem o paciente se quer sair de casa.

E por fim o marketing interno da impressora 3D dentro do próprio consultório para impressão dos modelos digitais. Já escrevemos um artigo sobre impressora 3D na Ortodontia, e poucas estratégias encantam mais os pacientes do que essa. A impressora na Orthoi Dental Studio fica na sala de espera para maximizar a visualização pelos pacientes. E calma que não precisará vender seu carro para comprar uma impressora 3D, hoje o mercado brasileiro já oferece impressoras a partir de 4 mil reais, bem modesta é verdade, mas por baixo investimento, pode ser um bom começo. E sim também pode tercerizar a impressão dos modelos para os centros de documentação local na sua cidade, com certeza nas cidades grandes, alguma empresa já oferece esse tipo de serviço.

BOTTOM LINE

O primeiro passo é fazer ou solicitar sempre o modelo digital na versão .stl para todas documentações iniciais e finais dos pacientes. Se na sua cidade nenhum serviço de documentação odontológico oferece esse serviço então infelizmente não poderá usá-los sistematicamente, deverá então comprar você mesmo um scaner de mesa para modelos ou intra-oral. Os melhores softwares de planejamento estão armazenados nas nuvens (internet), assim não precisará investir em super computadores e reinstalações frequentes, mas com certeza terá que investir no software de planejamento, no treinamento do ortodontista, equipe e no gerenciamento do consultório para migrar com sucesso do consultório convencional para um consultório digital. E o melhor de tudo, se os modelos de gesso deram mobilidade ao paciente, agora os modelos digitais proporcionam mobilidade para os ortodontistas permitindo trabalhar a distância, controlar remotamente o consultório e aumentar a qualidade de vida e lucratividade.

"To be truly successful, your business needs to be able to run without you having a hand in every little thing"


Abrazos a todos,

Dr Adriano Marotta Araujo - State of Sao Paulo University UNESP / Orthoi Consulting - Dallas, USA

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POSTS

August 4, 2018

Please reload

ARCHIVE POSTS

Please reload