+ortho.i

CONTACT US

Sao Paulo, Brazil

Dallas, USA

Barcelona, Spain

© 2019 by Orthoi Consulting

  • Instagram Social Icon

Are Independent Orthodontics Practices becoming extinct?

 

 

Welcome to the First Brazilian Orthodontic’s blog! Since 2006. We are pleased to announce that we have nowadays over 3.500 followers, orthodontists from different countries, languages and backgrounds. If your internet browser doesn’t offer the automatically translation mode, please copy and paste this text to the link below and get yourself updated with the most advancement News about Orthodontics, Education and LifeStyle. (https://translate.google.com)

As Clínicas de Ortodontia serão extintas?

Seria possível os consultórios exclusivos de Ortodontia correr risco de extinção? Assunto complexo este, mas vamos ver alguns dados atuais. Você sabia que 53% dos dentistas gerais nos Estados Unidos oferecem algum tipo de tratamento ortodôntico em suas clinicas, em outros países como o Brasil, a realidade é muito parecida, clinicas gerais multidisciplinares com ortodontistas estão cada vez mais frequentes. A Odontologia de maneira geral é uma área de trabalho estagnada e congestionada e claro a Ortodontia faz parte deste cenário. O número de novos dentistas e também especialistas em Ortodontia cresce a cada dia e ao mesmo tempo outros ortodontistas demoram mais para se aposentar e sair do mercado. E para piorar empresas fornecedoras de material também investem e suportam outras empresas a oferecer o serviço diretamente para o cliente. Como em lojas e farmácias, você entra pede o produto e recebe em casa depois. Até parece piada mas tem várias lojas de Ortodontia distribuída por vários estados nos Estados Unidos, oferecendo esse tipo de serviço “tratamentos sem ortodontistas". Todo esse panorama é prato cheio para os pessimistas, que começam a questionar a perpetuação das clínicas de Ortodontia e profissionais exclusivamente ortodontistas nos próximos anos.

Pessimista ou não, essa situação está realmente acontecendo e a bola de neve vai com certeza crescer e impactar grande parte dos colegas. Como uma seleção natural somente os bons e mais preparados vão sobreviver, causando falência de muitas clínicas, isto hoje em dia já é fato. Agora dizer que todos os ortodontistas vão perder o emprego é exagero, pelo menos no meu ponto de vista, mas uma cosia é certa, teremos que sofrer mutações para sobreviver. Fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes é sinal de insanidade. Leia de novo: Fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes é sinal de insanidade. Ok? Mas então o que fazer para reverter essa situação? Temos que mudar, mas mudar o que? Bom, essa é uma resposta que vale literalmente 1 milhão de dólares. Difícil responder precisamente mas a direção para onde caminha a Ortodontia está muito claro para mim e pense comigo, “O que um Ortodontista consegue fazer que os outros não conseguem?”, “O que uma clínica exclusiva de Ortodontia consegue oferecer que as outras não conseguem?" O caminho segue nesta direção. Vamos compartilhar agora duas dicas que com certeza vai te ajudar a seguir pelo caminho certo.

 #1 Pare de pensar no Aparelho Ortodôntico e invista no PLANEJAMENTO Ortodôntico.

O aparelho é somente o meio pelo qual o ortodontista executa o tratamento. Estudei em excelentes programas de Ortodontia em diferentes partes do mundo em 20 anos de Ortodontia. Morei em três países diferentes nos últimos três anos. Quantos ortodontistas vocês conhecem com essa peculiaridade? Acredite em mim, usar aparelho X, Y ou Z é puramente modismo e o paciente normalmente aceita o aparelho que o profissional indicar. Desde que o mesmo prove ser eficiente e tenha experiência para executar com excelência o tratamento. Veja com ceticismo as ondas de marketing promovidas pelas empresas de tempos em tempos, já vimos esse filme antes várias vezes.  Invista seu tempo e conhecimento para aprimorar sua capacidade de Diagnóstico e Planejamento Ortodôntico. Aqui está o grande diferencial da nossa especialidade, o que realmente nós podemos fazer com precisão e outros não. A tecnologia com ou sem Big Data, vai demorar muito tempo para criar algoritmos precisos de Diagnóstico e determinar planejamentos eficientes por si só. Independente de onde virá a oferta de pacientes os bons ortodontistas sempre terão seu lugar ao sol e emprego vitalício. Lembre-se, a Ortodontia de hoje é DIGITAL. Agora alguns colegas devem entender porque o meu grande investimento nos últimos anos em adquirir e compartir conhecimento digital com tecnologia 3D. Não somente a Ortodontia Digital vai aumentar a qualidade de vida profissional e produtividade da sua clinica, como é o primeiro passo para a perpetuação da nossa espécie e do seu emprego.

# 2 Pare de trabalhar para empresa dos outros e INVISTA no seu consultório.

Lembre-se que ainda não estamos no futuro, onde o ortodontista vai somente fazer planejamentos. No atual momento, além do diagnóstico e planejamento digital, ainda devemos executar o serviço, ou seja, entregar o tratamento ortodôntico propriamente dito. Essa “experiência” durante o tratamento é onde ortodontistas de verdade também conseguem se diferenciar. Me recordo em ler um artigo interessante onde muitos clientes estavam voltando a trabalhar com bancos menores regionais em preferência dos grandes bancos multinacionais. Por que? Simples, pequenas empresas conseguem manter alta qualidade e controle dos serviços, tarefa nada fácil para as grandes corporações. Também algumas profissões antes com grande adesão ao home office, hoje em dia estão voltando a trabalhar em escritórios com pessoas de verdade da mesma equipe por perto. Eu mesmo controlo a Orthoi Dental Studio remotamente também no estilo home office, graças ao Planejamento Digital e Design de aparelho 3D, mas a presença de um Ortodontista é fundamental para o consultório e para o paciente. A tecnologia e as empresas jamais substituirão o toque humano, a confiança, o relacionamento, a boa experiência, amizade e sorrisos que nós ortodontistas entregamos diariamente nos nosso consultórios. Invista na qualidade do serviço e não promova nenhuma marca que não seja a marca da sua própria clínica ou seu próprio nome.

A Clinica Orthoi Dental Studio sempre trabalhou com excelência em conhecimento científico com tecnologia de ponta. Ainda mais importante, se preocupando com o bem estar do paciente e familia antes, durante e depois do tratamento. A Orthoi Consulting, trabalha no segmento da educação e treinamento para ortodontistas e hoje é uma empresa global que existe com esse objetivo, de modernizar, fortalecer e ajudar os colegas especialistas em Ortodontia a se diferenciar e continuar nosso trabalho secular de construir belos sorrisos e mudar a vida das pessoas para melhor. 

Para entender como a Ortodontia Digital pode mudar sua vida e garantir seu emprego no futuro, veja essa Demonstração orthoi.com/demo

"It is not the strongest species that survive, nor the most intelligent, but the ones most responsive to change” - Charles Darwin

 

 




Grande Abraço a todos,

Dr Adriano Marotta Araujo, PhD

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POSTS

August 4, 2018

Please reload

ARCHIVE POSTS

Please reload