+ortho.i

CONTACT US

Sao Paulo, Brazil

Dallas, USA

Barcelona, Spain

© 2019 by Orthoi Consulting

  • Instagram Social Icon

The Super Aligner!

 

 

Welcome to the First Brazilian Orthodontic’s blog! Since 2006. We are pleased to announce that we have nowadays over 4.000 followers, orthodontists from different countries, languages and backgrounds. If your internet browser doesn’t offer the automatically translation mode, please copy and paste this text to the link below and get yourself updated with the most advancement News about Orthodontics, Education and LifeStyle. (https://translate.google.com)
______________________

O Super Alinhador!

Existe realmente um super aparelho ortodôntico? Claro que não, existem vários aparelhos ortodônticos, ou melhor, aparelhos eficientes para soluções de diferentes problemas. Particularmente, como professor, não me encanta ficar falando de aparelhos, pois no fluxo correto de tratamento, o tipo do aparelho é a ultima decisão tomada, sabemos que o diagnóstico e planejamento é a fase mais importante, por isso mesmo sou disseminador e acredito muito na Ortodontia Digital, pois realmente aumenta a perfomance do ortodontista de forma sistemática. 

Antes de falar do Super Aligner, vamos falar do Super Bracket, existe algum por acaso? Por favor, se alguém pensou no autoligado pode parar tudo e voltar para escola ;-). A resposta é Não. Independente do tipo de bracket ortodôntico, marca, cor ou nacionalidade, o bom ortodontista conseguirá solucionar os problemas independente do tipo de aparelho, pois a resposta não está no tipo do carro que você dirige e sim na qualidade e experiência do motorista. Bingo. Agora já deve ter percebido que também não existe um Super Aligner, tipo de plástico, marca, cor ou nacionalidade do aparelho são variáveis independentes do diagnóstico e planejamento. Como nos brackets, entre os alinhadores existem sim pequenas diferenças entre os produtos, mas são insignificantes no panorama geral dos resultados do tratamento. Onde existe uma grande diferença são nas campanhas de marketing, o que não é nada novo na nossa especialidade, e gradativamente a própria comunidade de profissionais e pesquisadores determinam o que é mito ou realidade. Já vimos esse filme antes várias vezes.

Mas então, não existe um Super Aligner? Sim, existe, é o alinhador transparente, qualquer um deles, como o próprio nome diz, ele é um excelente aparelho para a fase de alinhamento, principalmente nos movimentos dentários de inclinação controlada e baixa proporção momento/força. Praticamente invisível, confortável, removível, permite higiene e alimentação normal, podem ser produzido a baixo custo e eficiente para determinados tipos de movimentos dentários. Digamos que o alinhador transparente pode ser considerado o fio ortodôntico transparente tão desejado pelo nosso lendário Prof Charles Burstone. Isso mesmo, os alinhadores são um excelente fio nitinol redondo transparente, podem e devem serem usados rotineiramente nos consultórios de Ortodontia.

Eleger os alinhadores transparentes como único aparelho de eleição para tratamentos complexos vai exigir muita experiência do ortodontista e paciência para os pacientes com muitos refinamentos e tratamentos longos. O próprio mercado está fazendo uma seleção natural e atualmente uso exclusivo de alinhadores transparentes efetivamente é indicado por dentistas clínicos gerais ou lojas de alinhadores nos Estados Unidos, que sabiamente oferecem soluções para problemas de baixa magnitude.

Fico surpreso em ver como muitos colegas não enxergam os limites, ou talvez não admitem, os limites do aparelho e fazem repetidas fases de refinamentos para solucionar o mesmo problema com o mesmo aparelho. “Continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes é sinal de insanidade” já dizia Albert Einstein. Ficar trocando alinhador por alinhador, ou seja, um fio nitinol .016 por outro fio nitinol .016 todo mês não vai solucionar problema nenhum, aumentará somente o tempo de tratamento, o risco biológico do paciente, diminuição da lucratividade do seu consultório e aumento do índice de pacientes insatisfeitos, isso sim é o pior que pode acontecer no seu consultório.

O que não pode acontecer é aceitarmos um padrão irregular de finalização dos tratamentos ortodônticos somente para preservar o uso de um produto ou marca de aparelho. Me faz recordar da anedota sobre a corrida espacial entre os russos e os americanos, onde os americanos gastaram mais de um milhão de dólares para desenvolver um caneta para funcionar no espaço a gravidade zero, os russos, simplesmente usaram o lápis. O foco tem que estar na solução do problema e não no produto. Não muito tempo atrás a Microsoft possuia domínio total do uso do software para navegação na Internet, o “Internet Explorer” com 95% dos usuários. Atualmente esse número não passa dos 20%. Um produto tem que evoluir e se adaptar com as novas condições do mercado e tecnologias, essa nova perspectiva do uso inteligente dos alinhadores “do-it-yourself” (faça você mesmo) e tratamentos híbridos faz exatamente isso.

Conclusão: Devemos sim investir no uso de alinhadores transparentes na Ortodontia, é fato. Também fica mais evidente a cada dia que terceirizar todo o processo de produção do aparelho, tipo Invisalign e similares é coisa do passado para os ortodontistas e coisa do presente para os dentistas gerais e lojas de alinhadores. Os ortodontistas deverão controlar 100% do planejamento e design dos aparelhos, dispensando o uso de técnicos laboratoriais para esse fim, e claro produzir seus próprios alinhadores ou parte deles. Com a rápida evolução dos softwares e domínio maior da técnica pelo ortodontista, os tratamentos serão realizados grande parte por alinhadores com uso reduzido dos brackets ortodônticos. A realização do diagnóstico digital e simulações de tratamentos com softwares, aumenta consideravelmente os poderes do ortodontista e devem ser usados sistematicamente em todos os casos independente do tipo de aparelhos utilizado.

Abrazos a todos,

Prof Dr Adriano Marotta Araujo, DDS, MS, PhD

Ps. Veja a video-dica "Quando devemos produzir os próprios alinhadores e quando tercerizar?" www.orthoi.com/digital 

Compartilhe esse artigo na web https://www.orthoi.com/single-post/2018/08/03/The-Super-Aligner

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POSTS

August 4, 2018

Please reload

ARCHIVE POSTS

Please reload